
Proteínas, principal componente da massa celular. A elas cabe a parte mais ativa na constituição do corpo, tendo papel fundamental na formação, no crescimento, regeneração e substituição de diferentes tecidos, principalmente dos músculo.
Elas podem ser encontradas em vegetais, sereais, legumes e carnes, mas as proteínas dos vegetais são chamadas de incompletas, porque não contêm todos os aminoácidos necessários ao organismo. Por isso, as proteínas de origem animal são as mais recomendadas e estão nas carnes, ovos, leite e seus derivados.
O ser humano precisa ingerir, em média, 30 a 50g de proteínas por dia, o que corresponde a um bife de aproxímadamente 150150g.
Mas os vegetarianos ortoxos - aqueles que não comem nenhum alimento de origem animal? Em geral, são pessoas saudáveis, não são? como eles conseguem suprir suas necessidades de proteínas? Isso é possível através da combinação de uma grande variedade de alimentos. Os aminoácidos ausentes em alguns estão presentes em outros.
Isso quer dizer que a carne deve ser evitada? Bem, não necessáriamente. Além das proteínas completas, a carne também é rica em gorduras (lipídios). Apesar de serem as vilãs da obesidade e dos riscos cadiácos, elas tambem são indispensáveis na alimentação diária. O que os especialistas recomendam é que se opite pela a carne magra. A gordura animal é rica em colesterol que, em excesso, causa sérios danos ao organismo.
No entanto, na quantidade adequada, a gordura produz, no organismo, ácidos gráxos e glicerol, que desempenham diversas funções e reações químicas importantes. Algumas vitaminas, por exemplo, só são absorvidas quando encontram gorduras. Concentrada sob a pele, a camada adiposa nos protege contra o frio e os choques.
Além disso, a gordura que se acumula no organismo funciona como uma reserva energética. Quando passamos muitas hóras sem comer e esgotam-se os carboidratos, o metabolismo passa aqueimar esta gordura para que os orgãos continuem funcionando.
È por isso que os nutricionista recomendam que façamos pequenas refeições a cada três horas, em média - porque quando a falta de carboidratos é muito frequente, o cérebro entende que precisa reforçar seus " estoques" de enérgia e ordena ao corpo que acumule cada vez mais a gordura das refeições. Esse acúmulo dá origem ao chamado pneuzinhos (gorduras localizadas). Com o tempo, essa gordura pode acumular-se nas veias e artérias, levando a graves problemas cardiácos.
Então, atenção: as gorduras são indispensáveis ao organismo, mas devem ser ingeridas em quantidades m´nimas, por cada 100g de gordura fornece duas vezes mais enérgia que 100g de próteínas ou carboidratos. Para evitar o excesso, o melhor é optar pelas carnes magras e leite desnatado, que contém quantidades de gordura. Peixes e aves podem ser consumidos em maior quantidade, pois contêm tipos de gordura mais saudáveis. Sem contar que são fontes que de outros nutientes, como o peixe, que é rico em vitaminas do complexo B e vários minérais.
0 comentários:
Postar um comentário