(Massagem ajuda a relaxar a musculatura, alivia a tensão e o estresse de forma geral, acelera o processo de recuperação pós-treino e pode até melhorar sua performance.Mas tem hora certa para ser feita.)Bom treinamento, reforço muscular,alimentação equilibrada, suplementação correta, vestuário apropriado.Se você quer correr melhor, deveria acrescentar a massagem nessa lista.É o que garantem os especialistas.
"A massagem reduz ainda espasmos musculares e até o estresse psicológico,acelerando a recuperação do atleta e preparando-o para o próximo evento, podendo, dessa forma atuar na melhora da performance." diz a fisioterapeuta Lucely Lustre.
"A terapia manual ativa um efeito chamado teoria das comportas medulares, o que também ajuda a diminuir as dores presentes no corpo após um leve trauma ou excesso de atividade física." completa o fisioterapeuta Edvaldo Bosio Filho.
ANTES OU DEPOIS? segundo Edvaldo Bosio, antes de uma sessão de exercícios a massagem promove aumento local da circulação sanguínea, fazendo com que os músculos dos membros inferiores ganhem maior oxigenação." Feita nesse momento ela ainda melhora a nutrição celular, a liberação de toxinas e a liberação de aderências na musculatura" , concorda Lucely Lustre.
Após treinos ou competições, dizem os fisioterapeutas, os benefícios são maiores. "Alivia dores, promove relaxamento muscular, melhora a circulação e acelera a remoção de produtos metabólicos que se acumulam e causam a dor muscular tardia (DMT)", diz a fisioterapeuta Tatiana Abreu.
INDICAÇÕES E CONTRAS. A fisioterapia esportiva recomenda que o atleta inclua em seu programa esportivo pelo menos uma sessão de massagem por semana. Além de contribuir para a recuperação, a massagem pode ajudar o diagnóstico precoce de algumas lesões que possam estar instaladas, sem a percepção prévia do paciente.
Mas nem todo mundo pode se entregar a massagem. Portadores de insuficiência cardíaca ou renal, trombose venosa profunda, infecções alterações cutânea na região a ser tratada (feridas, eczemas) ou ainda com lesões musculares agudas, como o caso de estiramento ou distensão muscular recente ( a massagem prejudicaria a cicatrização do tecido, criando uma espécie de calcificação no lugar do músculo) devem ficar longe do procedimento.
Postado por Cinthya no dia 17/08/2011
0 comentários:
Postar um comentário