COMO INICIAR UMA CORRIDA.

foto: karen riecken - ativo.com
O número de praticantes de corrida cresce a cada dia no Brasil, como comprovam os parques lotados e as provas quase sempre com o limite máximo de inscritos. Mas, para os especialistas do esporte - treinadores, médicos e atletas veteranos - um preocupação crescente é sobre a falta de informações gerais sobre a modalidade, que como qualquer atividade, requer cuidados preventivos.
Esta é justamente a dúvida da leitora Bárbara Mancuzo, que enviou sua pergunta ao ativo responde. "Quero correr mas não sei como começar. Quero saber como devo iniciar o treino, se corro alguns minutos e intercalo com caminhada ou se já inicio correndo e, se for assim, quanto tempo devo correr já nas primeiras vezes?"
Miguel Sarkis responde: Bárbara, primeiramente, se não estiver com sobrepeso, e tiver o hábito de caminhar frequentemente, praticar ginástica, bicicleta ou natação, então é fácil iniciar com uma sequência de caminhada e corrida, em pequenos períodos, de duas a três semanas por vez. Dessa forma, acontecerá uma adaptação gradual de suas pernas, glúteos e músculos da região lombar para absorver melhor os impactos aumentados que a corrida lhe causará.
Procure iniciar seus treinos em percurso plano, na grama (bastante regular e sem buraco), na terra, ou na pior das hipóteses, no asfalto. Se não possuir nenhum destes, poderá ser na esteira. Se for o caso de realizá-los na areia de praia (dura), também pode.
Comece realizando uma caminhada de 10/15 minutos e depois intercale 1 minuto de corrida BEM leve, e 2 minutos de caminhada. Faça repetições destes, até completar os 30/40 minutos de treino total. Lembre-se que os 10/15 minutos de caminhada, será somente na primeira e depois, preencha com 1/2 minutos.
Como não sei muito a seu respeito, por exemplo, idade, peso corporal, prática de atividades físicas na sua vida, rotina diária, então peço que olhe o quadro para a Qualidade de Vida que existe em uma das minhas colunas do ativo.com e faça uma análise diária antes de iniciar seus treinos.
Depois de duas ou três semanas, poderá aumentar seus treinos para 2 minutos de corrida por 1 minuto de caminhada, até completar os 30/40 minutos totais.
Quando você completar a 12ª semana, então poderá aumentar um pouco mais e talvez passar a 30 minutos de corrida ininterrupta. Lembre-se de manter a calma e não tentar acelerar muito o ritmo da corrida, até que tenha eliminado um pouco das gordurinhas, caso as tenha, e sentir que a corrida já esteja fazendo parte de sua vida.
Bem-vinda à corrida!

0 comentários:

Postar um comentário