Mais uma para a história

O nome também é Fabiana. A nacionalidade, igualmente brasileira. O título mundial, mais um feito para a história do esporte verde amarelo. Um dia depois de Fabiana Murer levar a medalha dourada no salto com vara no Mundial de Atletismo de Daegu, Coreia do Sul, a milhares de quilômetros de distância, em Bled, Eslovênia, a xará Fabiana Beltrame fez história. Ela conquistou o ouro na categoria Single Skiff Feminino do Mundial de Remo 2011. Uma vitória que não veio por acaso. Remadora do Flamengo, a catarinense é a primeira atleta da história do Brasil a subir ao alto do pódio da segunda competição mais importante do remo, atrás apenas da Olimpíada.

Na final, Fabiana Beltrame partiu forte, como na semifinal do dia anterior. Nos primeiros 500 metros, ela já havia alcançado três segundos de diferença em relação à segunda colocada. A vantagem foi aumentando a cada ciclo e na altura dos 1 mil metros a atleta mantinha o ritmo de 32 remadas por minuto. Administrando bem a prova, a remadora brasileira chegou aos 1,5 mil metros com a mesma diferença. Ao concluir os 2 mil metros, Fabiana Beltrame cruzou com o tempo de 7m44s58, vantagem de 3min26seg sobre a segunda colocada, a suíça Pamela Weisshaupt que levou a medalha de prata com 7min48s24. Na sequência veio a alemã Lena Mueller, que levou o bronze com o tempo de 7min50s44.

Para Fabiana, a conquista do ouro no mundial era um sonho. A atleta afirmou estar muito feliz e espera que essa seja a primeira medalha de muitas que o Brasil ganhará. Ao subir ao pódio, a brasileira recebeu o ouro na companhia da filha, Alice (foto).

Ter se poupado para a semifinal, na visão da remadora, foi fundamental para alcançar a vitória. A atleta revelou ainda que esteve nervosa antes da largada, atrasada pelo passeio dos cisnes do lago de Bled, mas, ao começar bem, pressentiu que não iria perder a disputa.

COPA DO MUNDO Esse é o segundo ouro que Fabiana Beltrame fatura em 2011. Em julho, ela havia se tornado a primeira remadora brasileira a levar uma medalha de ouro na Copa do Mundo de Remo, em Hamburgo, na Alemanha.

Oito categorias de barcos

Disputas entre barcos a remo são travadas em oito diferentes categorias. Na Single Skiff (identificada pelo prefixo 1x) que consagrou Fabiana Beltrame campeã, o próprio nome sugere a capacidade da embarcação, com espaço suficiente para apenas um remador. Nela, cada barco tem 8,2 metros de comprimento e pesa 14kg. Nas categorias Double Skiff (2x), Dois sem Timoneiro (2-) e Dois com Timoneiro (2+), assento duplo e 10,4 são comuns, mas o peso do barco varia entre 27kg e 32kg. Com quatro lugares, as categorias Four Skiff (4x), Quatro sem Timoneiro (4-) e Quatro com Timoneiro (4+), têm embarcações de 50kg a 52kg e comprimento variável em 30cm, de 13,4m a 13,7m. O maior barco a remo é o da classe Oito com Timoneiro (8+), com 19,9m e 96 kg.

0 comentários:

Postar um comentário