O lançador português ficou a apenas seis centímetros da sua melhor marca pessoal na final hoje realizada em Daegu (Coreia do Sul).
O sexto lugar no lançamento do peso nos Mundiais de Atletismo, em Daegu, é para Marco Fortes «a recompensa de um ano e de uma carreira duríssima» e «um prémio muito grande».
«Chegar a um campeonato e mostrar trabalho e estar ao meu melhor nível, é claro que é missão cumprida», afirmou aos jornalistas, depois de igualar Susana Feitor, que atingido a melhor classificação portuguesa na Coreia do Sul, com o sexto lugar nos 20 km marcha.
Marco Fortes, que começou a prova com um bom registo de 20,59 e lançou a 20,83 metros ao quarto ensaio, conseguindo a sua melhor marca em competições internacionais de relevo, salientou que «a prova foi fortíssima como se esperava».
«Também estive a um bom nível, a escassos centímetros do meu recorde nacional (20,89 metros), a mostrar que Portugal está com bom nível», referiu o atleta do Benfica, que tinha atingido a final com um arremesso a 20,32.
Após um lançamento nulo, à segunda, e um fraco arremesso de 19,36, à terceira, as últimas tentativas, num total de seis ensaios, confirmaram a consistência da prova de Marco Fortes, que lançou mais duas vezes acima dos 20 metros (20,25 e 20,04).
O atleta pretende «continuar a melhorar e continuar a ser ainda mais regular», de forma a «apontar para outras distâncias e tentar chegar e ser regular nos 21 [metros] e depois esperar por aquele concurso fantástico em que tudo possa correr bem e possa ambicionar uma medalha».
No entanto, o lançador luso considera que é «muito complicado» definir objetivos para o pódio nos próximos Jogos Olímpicos, porque «é um ano em que todos os atletas se preparam muito bem e, infelizmente, Portugal não tem condições para proporcionar uma preparação a sério, à profissional».
«Sendo assim, também temos de aceitar o nível que temos, temos de nos colocar no nosso lugar em relação aos outros grandes jogadores, que trabalham para ter grandes resultados e muitas medalhas», referiu.
O ouro no lançamento do peso foi ganho pelo alemão David Storl (21,78) já no sexto e último lançamento, superiorizando-se ao canadiano Dylan Armstrong (21,64), que detinha a melhor marca do ano, e ao bielorrusso Andrei Mikhnevich, que conquistou o bronze com 21,40.
Entre o pódio e Marco Fortes classificaram-se os norte-americanos Christian Cantwell (21,36) e Reese Hoffa (20,99).
0 comentários:
Postar um comentário