Ela causa fortes dores nesta região, sobretudo quando pressionada. Esta pressão ocorre tipicamente quando o paciente deita de lado e refere a dor nesta posição. Outra situação que frequentemente ocorre é o atrito provocado pela movimentação da banda ílio-tibial, que percorre toda a face lateral da coxa e pode provocar dores na topografia do trocânter .
Normalmente as dores são agravadas pela condição de relativa contração da musculatura neste local, pouca flexibilidade e enfraquecimento dos músculos abdutores da coxa e dos rotadores externos do quadril. Os exercícios para esta região do corpo são tecnicamente difíceis de serem realizados, tanto para alongamento, quanto para fortalecimento muscular, e talvez por esta razão é que os quadros de bursites sejam tão recorrentes em nosso meio.
O tratamento é fundamentalmente conservador, composto de medidas analgésicas locais, exercícios e eventualmente uma infiltração com corticóide em casos refratários ao tratamento.

Dr. Neto
Consultor Webrun da seção Medicina Esportiva. É graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e também em cinesiologia, Magna Cum Laude pela Texas Christian University, nos Estados Unidos. Médico pós-graduado em Fisiologia do Exercício, especialista em Medicina do Esporte pela SBME e em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT. Atualmente trabalha no Instituto VITA (Higienópolis) em São Paulo. Site: www.doutorneto.med.br
0 comentários:
Postar um comentário