Marílson abandona Maratona de Chicago


Marílson falhou em assegurar vaga olímpica, mas terá mais chances
Marílson falhou em assegurar vaga olímpica, mas terá mais chances
Foto: Agência Luz/ BM&FBOVESPA
1 2 3 4
O brasileiro Marílson Gomes dos Santos, que correu a Maratona de Chicago (EUA) neste domingo (09/10) em busca de assegurar vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, abandonou a corrida após o trigésimo quilômetro. Outra representante brasileira entre os atletas de elite, a piauiense Cruz Nonata completou a prova na cidade norte-americana em 2h35min35, em nono lugar.

A russa Liliya Shobukhova venceu na categoria feminina e quebrou uma marca no circuito das maiores maratonas do mundo (World Marathon Majors – WMM) ao ganhar a Maratona de Chicago pela terceira vez consecutiva. Chicago era a única das cinco Majors a não ter um atleta detentor de tal marca.

Com o tempo de 2h18min10, Shobukhova fez a melhor marca feminina de atletas russas em maratonas. “Estou muito feliz, é um grande resultado. Feliz por estar na história”, celebra a maratonista, referindo-se às três vitórias consecutivas. “Daria dez como nota para meu desempenho hoje”, diz, orgulhosa.

Entre os homens, o vencedor foi o queniano Moses Mosop, que em sua segunda maratona bateu o recorde da prova, pertencente até então ao seu compatriota Sammy Wanjiru (falecido em maio). Mosop completou o percurso em 2h05min37, diminuindo o tempo de Wanjiru em quatro segundos.

O segundo colocado foi o também queniano Wesley Korir, seguido do compatriota Bernard Kipyego. Mosop, que venceu apesar de um problema no tendão de Aquiles, agradeceu o apoio local. “A partir do quilômetro 35 eu tive dificuldades, comecei a sentir dor na perna, mas o incentivo do público me deu forças para continuar”, diz o vencedor. “Estou feliz e agradeço ao povo de Chicago pelo apoio”.

A prova
A Maratona de Chicago reuniu mais de 40 mil corredores de 160 países. Com largada às 7h30 (09h30 do horário de Brasília), a manhã ensolarada teve agradáveis 19 °C de temperatura na largada e aumentou cerca de um grau e meio até o final, com ventos de 8 km/h.

A prova começou a ser decidida no quilômetro 24, quando o pelotão de frente, até então com 12 homens, passou a contar com apenas cinco, conduzidos pelos coelhos (marcadores de ritmo). Marílson e o norte-americano Ryan Hall estavam entre os que ficaram para trás.

No trigésimo quilômetro, Wesley Korir apertou a passada e assumiu a ponta, mas dois quilômetros depois, com dez ainda por correr, foi ultrapassado por Moses Mosop, que abriu vantagem e liderou até o final.

Confira os resultados da Maratona de Chicago:

Masculino
1º Moses Mosop – 2h05min37
2º Wesley Korir – 2h06min15
3º Bernard Kipyego – 2h06min29

Feminino
1ª Liliya Shobukhova – 2h18min20
2ª Ejegayehu Dibaba – 2h22min09
3ª Kayoko Fukushi – 2h24min38

0 comentários:

Postar um comentário