vindos à rotina de treinos. Além de trazerem mais estímulo, fazem a corredora evoluir fisicamente. Para as mulheres que não querem participar de competições, estabelecer metas de acordo com o tempo de exercícios é uma boa alternativa para manter a motivação. E depois de completar 30min de corrida sem precisar caminhar, por que não aumentar esse tempo para 1h?
Como todo o período de transição exige cautela, o psicólogo do esporte e presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte João Ricardo Kosac explica: “Nessa fase, a corredora precisará ter uma maior estabilidade mental e concentração para vencer os próprios limites. Ultrapassar essas barreiras é um importante teste para superar obstáculos internos. Trata-se de uma situação em que, ao invés de disputar algo com outra pessoa, é necessário superar a si mesma”.
Conhecendo seus limites – “Depois de um determinado tempo, o organismo se acostuma com os estímulos e passa a não evoluir como antes”, explica Rodrigo Ferraz, preparador físico da Nutriaid Consultoria em Qualidade de Vida. Contudo, dobrar o volume de treino exige cautela para que o corpo se adapte às novas condições sem sofrer com fatiga ou lesões. A dica é sempre prestar atenção na percepção de esforço e na frequência cardíaca para descobrir o ritmo mais confortável para você.
O treinador ainda alerta que dores nos músculos ou nas articulações, dificuldade para dormir, cansaço exagerado pós-treino e falta de energia indicam que a corredora pode estar ultrapassando os próprios limites. “Em todos esses casos, a esportista deve parar de treinar, descansar pelo menos uma semana e retomar os exercícios com um volume menor, diminuindo a velocidade de progressão das atividades”, recomenda Ferraz.
Nova rotina – De acordo com o treinador Emerson Gomes, da MPR Assessoria Esportiva, os treinos terão a intensidade reduzida e maior volume – são os chamados treinos longos (na planilha referente a esta matéria, correspondem ás sessões programadas para sábado). “Esses treinos serão progressivos. O volume de corrida será aumentado gradualmente, mas sua velocidade média será mantida”, explica.
Ele ainda ressalta que é importante ter uma boa qualidade de treino, respeitando a intensidade e volume da planilha. Assim, a corredora terá um melhor conhecimento de si mesma e conseguirá perceber qual ritmo usar em diferentes treinos.
Enviar Por E-Mail
0 comentários:
Postar um comentário