É chegada à época das festas de fim de ano e com ela inúmeros compromissos sociais como almoços e jantares de confraternização, amigos ocultos, reuniões comemorativas coorporativas, além da tradicional ceia de Natal com a família e festas de Réveillon com os amigos.
Para a maioria das pessoas é um momento de relaxar e não se preocupar muito com compromissos, principalmente relacionados aos hábitos alimentares e rotinas de atividades físicas, mas, para os triatletas ficam sempre algumas dúvidas, como: será que se eu posso deixar os treinos e a dieta de lado por praticamente um mês? O quanto isso afetará meu retorno aos treinos?
A resposta a essa questão está muito relacionada ao objetivo e às expectativas que o atleta tem no esporte. Se o atleta usa o esporte apenas como um estilo de vida e não tem grandes ambições, além de se manter ativo e saudável, provavelmente ele não abrirá mão dos chamados “prazeres da vida”, pois sabe que, mesmo não se preocupando tanto com sua alimentação, horários e rotina de exercícios, poderá retomar seu peso e condição física em algumas semanas após o início do ano.
Agora, se o atleta tem como objetivo a melhora de suas marcas pessoais, pódio na categoria ou classificação para os mundiais, aí ele terá que ter um pouco mais de disciplina, mas isso não significa que não possa curtir esses momentos tão aguardados durante todo o ano.
Uma sugestão que costuma funcionar é diminuir o volume de treinos para que consiga ter mais tempo livre e assim possa participar das reuniões com os amigos e familiares. Outra medida que deve ser adotada paralelamente é a manutenção da intensidade dos treinos, já que normalmente a ingestão calórica nesta época aumenta e, dessa forma, fica mais fácil manter o controle do peso.
Somando-se a isso vale ressaltar a importância de uma boa hidratação, pois muitas vezes exageramos nos alimentos ricos em sódio e em bebidas alcoólicas.
Tomando essas medidas, você terá a certeza de que manteve seu corpo ativo e saudável, confraternizou com amigos e familiares e, mesmo cometendo alguns “pecados” poderá, ao início do ano, retomar seu planejamento sem grandes prejuízos.
Feliz Natal e um ótimo Ano Novo!
0 comentários:
Postar um comentário