PREVINA-SE DA INFLAMAÇÃO.

Os processos inflamatórios ocorrem quando o corpo deseja se proteger de agentes externos. A partir do momento em que se tornam crônicos, podem dar origem a doenças cardíacas, obesidade, artrite ou até mesmo câncer. Uma alimentação balanceada e rica em propriedades anti-inflamatórias é capaz de lhe ajudar a prevenir tais problemas.
A nutricionista Yana Glaser alerta que uma alimentação que não está baseada na ingestão de alimentos saudáveis favorece o surgimento da inflamação e prejudica o sistema imunológico: “fuja de pães, refrigerantes, batata frita, bolos, biscoitos refinados, trigo branco, farinha integral, carnes gordurosas e alimentos ricos em gordura trans”.
“Algumas substâncias têm capacidade de diminuir o stress oxidativo ou de aumentar a secreção de alguns hormônios que inibem e/ou bloqueiam a ação inflamatória para reparar uma lesão”, explica Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição.
Além de prevenir doenças cônicas, fazer as escolhas certas irá reduzir a gordura corporal, proteger a flora intestinal e diminuir o colesterol depositado nas artérias. Segundo Fabiana, estudos recentes mostram que os probióticos – presentes nos leites fermentados e iogurtes – agem para o equilíbrio intestinal ao inibir a produção de substâncias inflamatórias.
Confira uma seleção de alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias em sua composição:
*Peixes de água fria (salmão, atum, bacalhau): ricos em ômega 3, que possui ação antioxidante. Consuma pelo menos 2 vezes por semana, mas prefira grelhados, assados ou cozidos.
*Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, linhaça): possuem gorduras que formam o ômega 3. Adicione a saladas verdes ou frutas.
*Azeite de oliva: a presença de compostos fenólicos garante a sua ação anti-inflamatória. Para obter melhores resultados, utilize-o diariamente.
*Chá verde: consuma com moderação, no máximo 3 xícaras por dia, por causa da presença da cafeína, que pode alterar o humor, causar insônia e dores de cabeça.
*Abacate: rico em gorduras saudáveis, que auxiliam no combate às inflamações. Consuma-o em sucos, saladas ou in natura com mel e limão.
*Soja: contém propriedades antioxidantes que são poderosas no combate aos radicais livres. Se não quiser consumir o próprio grão, escolha os derivados (leite e queijo tofu).

0 comentários:

Postar um comentário