Marílson enfrenta Maratona de Chicago por índice para Londres

O fundista Marílson Gomes dos Santos está preparado para a principal prova da sua temporada. Neste domingo, ele corre 42 quilômetros na Maratona de Chicago (EUA), pensando em conseguir o índice necessário para disputar as Olimpíadas de Londres, em 2012. Ele ainda vai tentar diminuir sua melhor marca em provas deste tipo: 2h06min34s, obtida na capital inglesa, em abril deste ano.

O tempo estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo é de 2h18min. Esta marca equivale ao índice B da Associação Internacional de Federações de Atletismo. O índice A da IAAF é de 2h15min.

"Foi tudo feito de acordo com o planejamento. Marílson está superbem. A primeira meta é conseguir a marca para Londres. Então, se estiver ventando, ele vai correr para 2h09min, 2h10min. Se não estiver ventando, mesmo que faça um friozinho de 14, 15 graus, ele vai partir para melhorar a marca pessoal", explicou o técnico Adauto Domingues.

"Desde que começamos a trabalhar juntos, em 2003, meu sonho e o do Marílson é participar das Olimpíadas. Pelo biótipo dele, decidimos que a prova para isso seria a maratona. Tentamos em 2004. O Marílson correu a maratona de Paris e ficou a 50s do índice. Depois, fez 2h08 em Chicago, que na época era o melhor tempo do Brasil. Até 2008, fez uma sequência de oito maratonas, conseguiu índice para Pequim, mas não foi muito bem lá (abandonou antes dos 35 quilômetros)", completou.

Agência Luz/BM&FBOVESPA
Marílson treinou em Nova York para a prova que pode lhe garantir passagem para Londres
Tricampeão da São Silvestre e bi da Maratona de Nova York, ele entra na competição com o quinto melhor tempo, atrás do queniano Moses Mosop (2h03min06), do norte-americano Ryan Hall (2h04min58), do etíope Bozu Worku (2h05min25) e do queniano Evans Cheruiyot (2h06min25). Pensando nesta prova, ele venceu o Campeonato Sul-americano de Meia Maratona, em setembro.

"Estou preparado para isso, mas é claro que existem fatores que não dependem da gente. Se o clima estiver bom, sem vento, e eu estiver me sentindo bem, vou melhorar minha marca", garantiu.

0 comentários:

Postar um comentário