Um dos treinamentos mais badalados no mundo que circunda a corrida, são os famosos tiros. Esses, são caracterizados por uma intensidade forte, numa distância determinada, com um tempo a ser alcançado.
O que muitas vezes acontece, é a existência desse tipo de treino, em fases erradas de preparação, como por exemplo na base, na transição ou no próprio polimento.
O treinamento de tiros, em sua grande maioria, trabalha acima do limiar anaeróbio do atleta. Sendo assim, devemos achar uma intensidade adequada e uma recuperação eficiente, possibilitando uma melhor resposta desse treinamento.
Quanto a distância a ser trabalhada, irá depender da prova alvo em questão. Para provas mais longas, como meia maratona e maratona, os tiros são sempre submáximos, numa faixa de 85 a 90 % do melhor rendimento. Utiliza-se distâncias maiores, como 1000, 2000 e 3000.
Para provas mais curtas, como 15 km, 10 km e mesmo 5 km, utiliza-se tiros que desenvolvem uma maior velocidade e consequentemente uma maior intensidade ( 95 a 100 % ). Como exemplo, posso citar tiros de 1000, 800, 600 e 400 metros...
Nesse tipo de treino de qualidade, a presença do técnico é indispensável. Não basta apenas vermos os resultados finais, e sim, como os mesmos foram realizados, observando a biomecânica do movimento do atleta, sua expressão facial, sua frequência respiratória, o comportamento da F.C no esforço, a recuperação, hidratação, etc ....
Controlando esses detalhes que se apresentam no treinamento de tiros, e colocando esse tipo de trabalho na fase correta de um planejamento ( fase específica ), temos uma grande interferência positiva nos resultados do treinamento.
Vale lembrar, que avaliações periódicas abrindo e fechando uma fase específica, serve de subsídios para uma melhor conduta de performance na competição. Dessa forma, treino de tiros para iniciantes na corrida, para pessoas com sobrepeso ou para corredores com uma postura inadequada, não terá a mesma valia, pois poderá acarretar ou aumentar muito o aparecimento de lesões.
Estar atento a isso, conseguir analisar o rendimento de cada treino de qualidade com suas progressões e intercorrências , nos dá um grande diferencial possibilitando uma retaguarda fisiológica em busca da descoberta do potencial competitivo de cada atleta.
Enviar Por E-Mail
0 comentários:
Postar um comentário